Trauma Ocular

fev 7, 2012 por Lotten Eyes    Sem Comentários    Postado em: Trauma ocular

Óculos de proteção com hastes ajustáveisO olho é um segmento do organismo extremamente frágil e, apesar de se abrigar dentro de duas estruturas ósseas, chamadas de órbitas, sua porção mais externa fica sujeita aos traumas oculares (contusos ou perfurantes).  As lesões que este órgão sofre podem significar, em inúmeras vezes, danos permanentes com seqüelas irreversíveis.

A principal causa de trauma ocular ainda é o acidente automobilístico, muito embora, o uso disseminado do cinto de segurança trouxe uma drástica diminuição do número de casos nos últimos anos. Sendo assim, na ocorrência de trauma nessa situação, é imprescindível o exame oftalmológico imediato.

É muito freqüente vermos traumas oculares que ocorrem no trabalho, especialmente naqueles que trabalham com ferro ou madeira. Por isso, marceneiros ou mecânicos devem usar equipamentos de segurança apropriados como os óculos protetores, muitas vezes fornecidos pela própria empresa.

Tempo de voltar às aulas, mas com cuidado adequado para os olhos. O trauma ocular está presente em inúmeras situações e muitas delas podem ser evitadas ou prevenidas.  Objetos pontiagudos como lápis e tesouras, podem causar ferimentos perfurantes por menor que seja o descuido principalmente nos pequenos estudantes. Quedas e brigas estão também entre os maiores causadores de traumas oculares. Nesses casos não há perfuração ocular, mas o globo ocular pode sofrer lesões mais complexas como hemorragias, fraturas de órbita ou descolamento de retina. Esses tipos de traumas podem não ser previsíveis ou difíceis de serem evitados, mas devem ser rapidamente reconhecidos e tratados pelo oftalmologista, a fim de não deixar danos permanentes.

Nos esportes as boladas (mas também as cotoveladas ou cabeçadas), estão entre os maiores causadores de traumas oculares e o futebol aparece em primeiro lugar como causa de trauma, seguido de esportes com uso de raquete (tênis e squash). Sempre que houver trauma ocular há necessidade de avaliação detalhada do oftalmologista para afastar possíveis danos, especialmente na retina. Os traumas oculares causados por bola de paintball são reconhecidos como os mais graves, dado à força que essas bolas atingem o globo ocular, por isso a recomendação do uso constante da máscara enquanto estiver praticando esse tipo de esporte.

Os pacientes que possuem um grau elevado de miopia têm que ter especial atenção aos traumas oculares já que a retina, nesses pacientes é muito mais frágil e sujeita a descolamento de retina. Atualmente há óculos especiais para práticas esportivas, garantindo uma maior proteção ao globo ocular.

-