Olho seco: o que é, tipo de tratamento e como evitar

ago 19, 2011 por Lotten Eyes    13 Comentários    Postado em: Olho seco

O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e a córnea, o que facilita o aparecimento de lesões. Os sintomas são de ardor, queimação, irritação, sensação de areia e corpo estranho nos olhos, fotofobia, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia, principalmente após muita leitura. Casos graves podem evoluir para úlcera e perfuração de córnea.

A doença pode ser causada pela exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, clima seco, etc.), trauma (queimaduras químicas), alguns medicamentos, idade avançada, uso de lentes de contato, menopausa nas mulheres, conjuntivite, pós cirurgia refrativa, diabetes, uso de determinadas drogas, doenças que causem infiltração ou inflamação da glândula lacrimal (como síndrome de Sjoegren), tuberculose, leucemia e Aids.

O diagnóstico é baseado, sobretudo, na história clínica e no exame oftalmológico através de testes específicos: medição da produção e evaporação das lágrimas (teste de Schirmer e tempo de ruptura do filme lacrimal).

O tratamento é basicamente sintomático. Recentemente, novas modalidades de tratamento com objetivo de atingir a causa do olho seco têm sido introduzidas. São elas:

Suplementação da lágrima: lágrimas artificiais para aumentar a umidade da superfície ocular e melhorar a lubrificação. A apresentação pode ser na forma de colírio ou gel.

Preservação da lágrima: a oclusão temporária ou definitiva dos pontos lacrimais.

Estimulação da produção da lágrima: existem certos medicamentos que aumentam o lacrimejamento, como a pilocarpina. Porém, possuem uma série de efeitos colaterais que limitam a sua utilização.

Terapia anti-inflamatória: uso de colírio de corticóide tópico ou de imunomoduladores, como a ciclosporina tópica. A idéia é minimizar o efeito do processo imune nas glândulas lacrimais e superfície ocular.

Ácidos graxos essenciais: a suplementação alimentar com ácidos graxos, na forma de óleo de linhaça ou óleo de peixe, é uma alternativa útil no tratamento de olho seco. Eles possuem ação anti-inflamatória e melhoram a qualidade da porção lipídica da lágrima.

Algumas medidas gerais podem ser tomadas para evitar a evaporação excessiva da lágrima, como o uso de óculos especiais com proteção lateral, umidificadores de ar e o fechamento adequado dos olhos durante o sono. Evite correntes de ar oriundas de aparelhos de ar condicionado, leques, ventiladores ou aparelho de calefação. Masque chicletes sem açúcar para estimular a produção de saliva. Além disso, é muito importante proteger os olhos, evitando a exposição ao vento e ao sol, com protetores adequados.

Dra. Fabiana Bogossian Marangon – Médica Oftalmologista

13 Comentários Comentar

  • Parabens pelo trabalho
    Recebo as newsletters e leio com atenção as informações valiosas nela contidas
    Gostaria de uma recomendação para uma situação que tem me incomoadado frequentemente
    Trabalho em média 12hs diárias na região central de São Paulo em um escritório com ar condicionado central e a frente de um computador . Tenho constantemente a sensação de olho seco e coceira. Tenho utilizado diariamente antes de dormir, 2 gotas em cada olho do colirio Oftane, mas o alivio tem sido temporário. Ao longo do dia seguinte os sintomas reparecem… Qual seria o procedimento mais adequado nesta situação ?
    Grato antecipadamente pela atenção
    Silvio Russo

    • Caro Silvio, olho seco é uma situação muito comum e pode apresentar diversas causas. Realmente o ar condicionado e o uso excessivo de computadores tendem a piorar a sintomatologia. Todos nós costumamos piscar menos quando estamos concentrados em algo, o que faz o olho ficar em contato com o ar por mais tempo, e a lágrima evaporar. O uso de colírios lubrificantes e lembrar de piscar costuma melhorar a sintomatologia. Agende uma consulta em uma de nossas unidades e assim poderemos através da análise do seu filme lacrimal encontrar a solução mais adequada.

      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br

  • Só quem sofre de olho seco sabe bem como é horrivel essa sindrome. No meu caso confore varios oftalmos, minha lagrima evapora rapidamente.
    Nem o colirios sanam o problema e olha que já experimentei todas.

    Puxa vida, há invenção/criaçao de várias coisas, como por exemplo, vestidos onde as cores alteram de acordo com tempo, movimento, etc. Pergunto: qual a razão dos oftalmos/estudiosos nao inventarem um remedio onde possa acabar de vez esse sofrimentos das pessoas que sofrem com a evaporação rapida das lagrimas. Bem, desculpe o desabafo
    Hoje nem posso aceitar trabalhos onde há ar condicionado. É horrivel.

    • Prezada Ana Rita,

      O olho seco é uma condição crônica, que pode impactar bastante a qualidade de vida, como você nos relatou. É importante o acompanhamento oftalmológico, e muitas vezes uma avaliação clínica, para que seu tratamento seja direcionado da melhor maneira possível, e também medidas gerais, como o controle ambiental, mudanças na dieta e outras atitudes que podem contribuir para melhora do quadro. Existem inclusive ONGs como a APOS (associação dos portadores de olho seco), que dão apoio as pessoas como olho seco, entre no site se desejar (www.apos.org.br).

      Agradecemos o Contato,
      Dra. Priscila Novaes
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br

    • Querida Ana Rita.
      Estou sofrendo do mesmo! Ponho gotas (receitadas pelo médico) cerca de seis vezes ao dia ( às vezes mais). Mas vou começar a consumir óleos graxos (+ómega 3 e coisas assim). Existem no óleo de peixe e nas sementes de linhaça trituradas. Faço assim: à noite, ponho uma colher de sopa de sementes de linhaça no recipiente da varinha mágica e cubro com água. No dia seguinte trituro isso com a varinha mágica. Fica uma coisa viscosa que não sabe bem, mas… faz bem. Isso ajuda. Peça ajuda aos médicos.
      Durma com um recipiente com água no seu quarto de dormir. Outro recipiente de água no compartimento onda permanece mais tempo.
      Abraço amigo.
      Maria Irene

  • Sofro com a sindrome dos olhos secos, já fiz o fechamento dos canais da lagrima,e recentemente fiz a ciruria do implante da glandula salivaria nos olhos mais até agora ainda não obtive resultado.
    Caso surja novos tratamentos gostaria de receber informações.
    Obrigado.

    • Prezado Valmir,

      Por estar examinando-o mais de perto seu oftalmologista está mais indicado para saber qual a melhor conduta para você. Estamos a disposição para avaliá-lo em uma de nossas unidades se assim desejar. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/
      Continue visitando nosso Portal pois estamos sempre postando novos assuntos que podem lhe interessar.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Sou portadora de olho seco, tentei várias coisas para melhorar,
    mas o que ajudou mesmo foi uso de vitamina A, qdo sinto a vi-
    são enfraquecida e o olho mto seco após assistir a filmes, ler
    jornais, vento, ar condicionado,etc. , e o uso de CHÁ DE QUIABO. Esse sim, lubrifica os
    olhos, nariz e melhora muito a salivação. Li que era bom para
    constipação intestinal, usei, e no dia seguinte a surpresa: meu.
    nariz, olhos e boca estavam ótimos.Mas, como nem tudo é perfeito,
    tem que ser usado todos os dias. Um único quiabo lavado e picadi-n
    nho, junto com uns 200ml de agua, levados ao fogo, fervidos por
    mais ou menos uns 3 minutos, depois coado e esfriado, dá pra
    fazer o chá. Se quiser pode-se usar até 3 quiabinhos novinhos.
    Ter cuidado para não entornar, pois levanta fervura.Tomar
    dividindo em duas ou tres doses durante o dia ou até a hora de
    dormir. Ele melhora tb as articulações.Uso há 4 anos e já indi-
    quei a outras pessoas que tb aprovaram.

    • Ana Maria F Silva
      Vou fazer minha filha tem problemas sérios com olho seco , devido já ter submetido a varias cirurgias nos olhos.
      Obrigada.

  • tenho esses sintomas desde a infancia, meu medico dizia que era glaucoma, me receitava colirios que me prejudicaram mais ainda, hoje tenho 32 anos e li no jornal os sintomas da doença, e percebi que o tratamento estava errado, estou com uma forte dor no olho esquerdo a visão embaçada, tudo isso começou por causa da luz acesa do quarto quando acordei não posso pegar claridade trbalho num ambiente com ar condicionado entao demoro varios dias para melhorar. o que devo fazer? quais colirios posso usar?

    • Olá Denise,

      É necessário uma avaliação oftalmológica detalhada para saber quais as possíveis causas desses sintomas, não temos como dar nenhuma orientação mais específica, porque sintomas de irritação podem ser causados ou agravados por condições ambientais adversas, como ar-condicionado, poluição, entre outros. Mas também a fotofobia e o embaçamento podem ser causados por condições como glaucoma, uveítes, problemas de retina que precisam ser detectados e tratados.

      Se achar conveniente, agende uma consulta em uma de nossas unidades http://www.lotteneyes.com.br/

  • meu nome e´maria salete ,gostei muito da matéria sobre olhos seco,pois apareceu rosáceas em meu rosto, e depois de muito tramento de conjuntivitr e tersol, descobri que na verdade é rosáceas no olho, estou com oolho muito seco,porém acredito se fizer tudo direitinho, verei a cura . responder

    • Olá Maria Salete,

      Isso mesmo! É essencial manter os cuidados e o acompanhamento periódico com o profissional oftalmologista.

      Agradecemos a visita em nosso Portal dos Olhos.
      Equipe Lotten Eyes.

-