O olho seco

abr 16, 2009 por Lotten Eyes    4 Comentários    Postado em: Olho seco

O quadro de olho seco apresenta uma prevalência entre 15 e 20% da população em geral. Com sintomatologia bastante variada, os pacientes nos procuram por razões diversas que vão desde um leve desconforto visual, olho vermelho, sensação de areia, fotofobia leve, até quadros que levam a baixa acuidade visual.

Muitas vezes, estes quadros clínicos citados acima podem ocorrer em função de quantidades de lágrimas insuficientes. Mas existem casos em que o paciente pode apresentar olho seco mesmo lacrimejando. Isso ocorre em função da má qualidade da lágrima. O paciente produz quantidade suficiente de lágrimas, mas, mesmo assim, apresenta sintomas de olho seco.

Os pacientes que são submetidos a procedimentos oculares cirúrgicos são mais propensos a desenvolver quadros de olho seco. Particularmente aqueles que são operados para correção de seus vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) com bastante frequência são acometidos, mesmo que temporariamente, por quadros desta natureza. Justamente por isso é que recomendamos aos nossos pacientes que não deixem de realizar seus exames pós operatórios recomendados, pois eles ajudam a controlar esses quadros e outros que também possam cursar.

O tratamento do olho seco depende de uma avaliação adequada por parte do médico oftalmologista. Em geral utiliza-se reposição de lágrima com lágrimas artificiais, sendo que os casos mais severos podem necessitar de uso de anti-inflamatórios e até mesmo de imunossupressores locais e oclusão de ponto lacrimal.

4 Comentários Comentar

  • minha mãe tem ums dia que os olhos dela começou alacremejar levaram ela para o medico ao medico ele passou dois tipos de colirio ai deu reação alergica e inchou muito depois ela passou no ofitlamo ele passou uns exames agora esta melhorsinho mais ainda ela reclama que arde e que esta um pouco emflamados o que pode ser

    • Cara Jacqueline, infelizmente sem um exame oftalmológico e sem dados adicionais não é possível fazer um diagnóstico preciso. Agende uma consulta em uma de nossas unidades que fica localizada em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. Teremos o maior prazer em ajudá-la.

      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br

  • meu olho doi e ta certa ja fui no oftalmo um disse q é bactéria o outro q é conjutivite ñ consigo nem encarar o sol e as vazes parecer q quando o vento bate vai endurecendo a visão o q será

    • Prezada Samila, somente com a sua descrição não temos como orientá-la. É preciso avaliá-la pessoalmente.
      Estamos a disposição para avaliá-la em uma de nossas unidades se assim desejar.
      http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato e volte sempre em nosso Portal dos Olhos.
      Equipe Lotten Eyes.

-