Blefarite: o que é, quais os sintomas e como tratar

set 13, 2011 por Lotten Eyes    73 Comentários    Postado em: Blefarite, Olho seco

Com a umidade relativa do ar em São Paulo tão baixa estes dias, as queixas de olho seco são muito frequentes, e em quem apresenta blefarite os sintomas costumam ser mais intensos.

A Blefarite é a alteração ocular mais comum no mundo, geralmente relacionada com a colonização exagerada das pálpebras por bactérias da flora normal da pele. Esta colonização é exacerbada na presença de aumento de oleosidade dessa região devido disfunções das glândulas de meibômio – que produzem a parte oleosa da lágrima.

Pode apresentar-se de diversas maneiras, como olho seco, conjuntivite, hordéolos e calázios, e em casos avançados  triquíase e até úlcera de córnea. Está intimamente ligada a alterações sistêmicas como rosácea, dermatite seborreica e síndrome de Sjögren.

Geralmente os pacientes apresentam queixas não específicas como irritação, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, coceira, pálpebras ou olhos vermelhos, alterações dos cílios, fotofobia e até dor e diminuição da visão. É uma doença crônica que alterna fases de piora com períodos assintomáticos. Nos casos avançados é comum ver alterações palpebrais devido as pequenas cicatrizem que se formam ao longo dos anos, podendo mudar a posição dos cílios e causando desconforto.

A base do tratamento é um comprometimento de longo prazo com a higiene palpebral. Compressas mornas seguidas de limpeza com uma mistura de água e shampoo neutro uso de pomadas antibióticas são usualmente usados. Algumas vezes há a necessidade de medicação oral por um certo período. Além disso o uso de lágrimas atificiais para mais conforto até a melhora do quadro, e também o tratamento das alterações sistêmicas relacionadas devem ser consideradas. Quem usa lente de contato deve ter mais atenção aos cuidados de higiene e armazenamento das lentes, uma vez que a uma chance maior de contaminação.

Apesar de trabalhoso o tratamento para a blefarite é simples. Disciplina do paciente é essencial para a melhora da qualidade vida. Por ser uma doença crônica é muito importante o acompanhamento periódico com um oftalmologista.

Dr. Hallim Feres Neto – Médico Oftalmologista

73 Comentários Comentar

  • Muito bem elaborado, parabéns!

    • Agradecemos o elogio e o seu comentário Dr. Caio.

      Obrigado pela visita em nosso Portal.
      Equipe Lotten Eyes.

  • TENHO BLEFARITE NO OLHO ESQUERDO E TAMBEM TENHO CATARATA. POSSO FAZER A

    OPERAÇÃO DA CATARATA ASSIM MESMO? – 22/04/2012

    • Prezado Oscar,

      Por estar examinando-o mais de perto seu oftalmologista está mais indicado para saber qual a melhor conduta para você.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Controlo a blefarite com colírio de Euphrasia, encontrado em lojas homeopáticas.

    • Olá Marco,

      A disciplina do paciente é essencial para a melhora da qualidade vida. Por ser uma doença crônica é muito importante o acompanhamento periódico com um oftalmologista. Continue cuidando da sua visão.

      Agradecemos a visita em nosso blog.
      Equipe Lotten Eyes.

  • tenho blefarite e ja tinha lido a respeito.
    gostei do resumo,parabéns.

    • Olá Bruno,

      agradecemos a visita em blog. Volte sempre.

      Equipe Lotten Eyes.

  • meus silio de uns 2 meses pra cá começou a ficar branco e tá cada dia aumetado, hoje já estou com a metade dos silios do lado direito totalmente branco. Isso é Blefarite? Isso tem cura? agradeço se me responderem.

    • Prezado Aurélio,

      O embranquecimento dos cílios chama-se poliose, pode sim estar ligado à blefarite, porém existem outras alterações no organismo que podem levar ao mesmo sintoma. Para descobrir a razão dos seus cílios estarem embranquecendo é necessário que agende uma consulta em uma de nossas unidades. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Eu já convivo a algum tempo com a blefarite.
    E me dei muito bem com o medicamento Blefagel.
    Apenas não gostei do preço, pois é importado.
    Gostaria de saber se há um medicamento nacional pra essa higienização.
    Grata, Debora.

    • Prezada Debora,

      Por estar examinando-a mais de perto seu oftalmologista está mais indicado para saber qual a melhor conduta e medicamento para você.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • meu filho foi dianosticado com portador dessa doença ,ela tem cura e quais os males que ela pode causa a longo prazo meu filho tem 7 anos

    • Prezada Telma,

      Existem hoje em dia diversos tratamentos para blefarite que resolvem ou ao menos minimizam os sintomas. Alguns estão aqui em nosso Portal (higiene palpebral e uso de lágrimas artificiais entre outros.). Tratamentos mais complexos requerem acompanhamento médico periódico.

      Para a Blefarite é importante manter os cuidados de higiene senão os sintomas voltam ao término do tratamento. Se possível agende uma consulta em uma de nossas unidades para avaliação do caso específico e o melhor tratamento.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Gostaria de esclarecer uma dúvida. O uso excessivo do computador no dia a dia, pode causar a inflamação mais facilmente para quem possui blefarite e calázios?

    • Prezada Barbara,

      Somente com a descrição não temos como avaliar e dar qualquer diagnóstico ou conduta. Sugiro que agende uma consulta oftalmológica completa. Sugerimos que agende uma consulta em uma de nossas unidades se achar conveniente. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Meu sobrinho de 10 anos tem blefarite e seratite. Gostaria de saber o que causa isto. Há alguma forma de prevenção?

    • Olá Denise,
      A blefarite é uma inflamação muito comum e persistente das bordas das pálpebras. A pessoa com blefarite tem uma série de sinais e sintomas, que podem variar quanto à presença e intensidade. Pessoas com pele oleosa, caspa e olhos secos têm maior tendência de ter blefarite, a qual pode se iniciar na infância e se prolongar por toda a vida como uma afecção crônica, portanto para prevenção é impostante manter sempre medidas de higienização com uso de shampoo específico ou pomadas de limpeza, sempre lubrificar os olhos com colírios lubrificantes e consultar regularmente o oftalmologista.
      Em alguns casos, a blefarite produz somente irritação e prurido leves, mas também pode causar incômodo muito grande. A blefarite pode, ainda, levar a complicações graves, como inflamação dos tecidos oculares (terçol, calázio), e atingir a córnea (hipersensibilidade ao estafilococo, por exemplo, com flictênulas, ceratites puntatas, neovascularizações, úlceras infecciosas de córnea).
      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      Dra Fabiana Marangon

  • Olá,gostei da matéria, porém não encontrei medidas de grande eficiência contra a doença.
    Pelo fato de conviver com uma pessoa com essa patologia e de que esta, segue as medidas de tratamento apresentadas,ja foi em 3 Oftalmologistas mas sempre esta apresentando sintomas como lacrimejamento,dores e queimações,sua melhora é instável(uma semana bem e duas não).
    Gostaria de saber se há alguns fatores que podem estar influenciando nisso,como algum alimento etc,e o que fazer para curar definitivamente essa doença…Grato,aguardo resposta.
    Atenciosamente Wander Fonseca

    • Prezado Wander,

      O que colocamos no artigo são mudanças de hábito e orientações que podem ser seguidos por qualquer pessoa. Não recomendamos nenhum tratamento médico sem o acompanhamento adequado. O tratamento da blefarite costuma demorar para apresentar resultados e só persiste enquanto mantivermos os cuidados. Não exite tratamento milagroso e por isso não recomendamos tantas mudanças de médico como você fez. Com disciplina e paciência os resultados costumam aparecer.
      Para receitar algo próprio para a pessoa em questão ela deve ser examinada e acompanhada de perto pelo médico oftalmologista.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Sofro muito com essa doença, a queda de cílios e as palpupebras vermelhas me deixa muito pra baixo. Gostaria que a medicina com o uso da tecnologia pudesse pelo menos amenizar os efeitos dessa praga de doença.
    Gostaria de uma sugestão de tratamento que pudesse ser eficaz.
    Abraços,
    Americano.

    • Prezado José,

      Existem hoje em dia diversos tratamento para blefarite que resolvem ou ao menos minimizam os sintomas. Alguns estão aqui em nosso Portal (higiene palpebral e uso de lágrimas artificiais entre outros.). Tratamentos mais complexos requerem acompanhamento médico periódico e por isso sugerimos que agende uma consulta em uma de nossas unidades.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • bom meu olho esta sempre em ritado e narcendo treis sol constantemente o qui faço?

    • Prezado Marlen,

      Infelizmente sem avaliá-lo pessoalmente não é possível saber a razão da irritação nos seus olhos. Mesmo assim alguns hábitos que podem melhorar os sintomas são o uso de lágrimas artificiais (existem diversas marcas em qualquer farmácia e não necessitam de prescrição médica), e a higiene palpebral com shampoo neutro e água morna todos os dias durante o banho.

      Para que possamos ajudá-lo melhor procure uma de nossas unidades e agende uma consulta. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • ESTOU COM BLEFARTE HA QUSE 20 DIAS E COM AUTORIZAÇÃO PARA CIRURGIA DE CORREÇÃO DE MIOPIA. O OFTALMO RECEITOU-ME LIMPEZA DOS CILIOS E COLIRIO P LACRIM .
    DEVO ESPERAR QUANTO TEMPO PARA PROCEDER A CIRURGIA?

    • Prezada Cristina,

      Por estar examinando-a mais de perto seu oftalmologista está mais indicado para saber quando os sintomas da sua blefarite estarão melhores.
      Estamos a disposição para avaliá-la em uma de nossas unidades se assim desejar. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.

      Equipe Lotten Eyes.

  • Olá, tenho blefarite à muitos anos, no começo foi doze até conseguir saber do que se tratava, cheguei ao desespero de tanta coceira, corte aberto e terçol.
    No inicio meu médico receito Maxtrol e nem explicou como se passava.
    Outro Dr. pediu pra parar com o Maxtrol e começar com Maxdex, pois o anterior tem corticóide.
    Usei o Maxdex por muito tempo e realmente não fazia muito efeito.
    Depois de mto tempo, voltei por conta própria a usar o Maxtrol, mas!!! (só depois fui descobrir) que este tende a ser guardado na geladeira para não perder o efeito e agora utilizo um cotonete para passar. Agora quando ataca uso dois dias, duas vezes ao dia e logo sara e qdo volta, volta bem fraco, e ao menor sinal do sintoma já tasco a pomada, passo antes de dormir e qdo vou trabalhar, durante o dia não posso encostar no olho, pois a pomada irá sair.
    Vi relatos que existe tratamento novo via oral, deve ser melhor ainda!!!

    • Clorets,

      Por ser uma doença crônica, é muito importante o acompanhamento com um oftalmologista.
      Não deixe de realizar consultas periódicas, ok? Isso será essencial para o tratamento da blefarite.

      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br

  • uso pomada tobrex, nao midou muito bem com ela no caso qual a mas endicada

    • Prezado Paulo,

      Existem diversos tratamentos para blefarite além do uso de pomadas. Sem avaliá-lo pessoalmente apenas é possível orientá-lo a fazer higiene das pálpebras com shampoo neutro bem diluído em água morna, todos os dias durante o banho. Isso já deve ajudar bastante. Para mais orientações procure seu oftalmologista.

      Agradecemos o contato.
      Volte sempre!

      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • Há ,dois meses fiz uma cirurgia Beflaroplastia.manteve o curativo por 40 dias senti o olho direito irritado ,coceira alguma coisa me encomodava …estou fazendo uso de medicação ,antibioticos ,colirio.e gotas de lágrimas artificiais .esse tipo de bacteria mesmo sarando com o tempo ela pode voltar ,porque ela apareceu logo após a cirurgia .

    • Prezada Rosely,

      Somente com a descrição de seus sintomas não temos como identificar o tipo de bactéria. Sugerimos uma avaliação com seu oftalmologista e um acompanhamento adequado do caso.

      Agradecemos o contato.
      Volte sempre!

      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • oi? tudo bem? Descobri recentimente que tenho blefarite a uma consulta de rotina ao oftalmologista.Dizem que não há cura para esse problema por se tratar duma doença crônica,só tratamento.Gostaria de saber se isso é verdade.E sempre que possível, receber informações a respeito no meu e´-mail.obrigado!

    • Prezado Eduardo,

      Primeiramente agradecemos pelo contato.
      Para a Blefarite é importante manter os cuidados de higiene senão os sintomas voltam ao término do tratamento. Se possível, agende uma consulta para avaliação do seu caso específico e o melhor tratamento para você.

      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • Muito boa as informações ,
    foram bastantes úteis

  • Li um artigo a respeito de um novo medicamento a base de azitromicina, é realemnte eficaz? já tentei de tudo, e no meu caso a doença persiste mesmo com todo cuidado.

    • Prezado Marcos,

      O uso de antibióticos é apenas um dos pilares do tratamento da blefarite. É importante manter os cuidados de higiene (como imaginamos que você já faça), pois caso contrário os sintomas voltam ao término do tratamento. Se possível agende uma consulta para avaliação do seu caso específico e o melhor tratamento para você.

      Agradecemos pelo contato.
      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • Olá :) Eu sou de Portugal e tenho muitas vezes isto da irritção do olho, mas nunca consigo tratar. algum tratamento caseiro? p.s – trato c agua tmb

    • Prezada Catarina,

      agradecemos o contato.
      Existem hoje em dia diversos tratamento para blefarite que resolvem ou ao menos minimizam os sintomas. Alguns estão aqui em nosso site (higiene palpebral, uso de lágrimas artificiais entre outros.). Tratamentos mais complexos requerem acompanhamento médico periódico.
      Para a Blefarite é importante manter os cuidados de higiene e acompanhamento médico.
      Se possível agende uma consulta para avaliação do caso específico e o melhor tratamento.

      Agradecemos a visita.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Prezado Dr.

    Fui diagnosticada com blefarite há dois anos. Com higiene, passei mais ou menos três anos tendo esporadicamente, mas controlando. Só que voltou e parece não querer largar. Recentemente fiz yag na vista direita e passei a usar restasis pois tenho vista um tanto seca, ainda estou em tratamento.
    Acompanhada desses desagradavel sintomas, tenho artrose com diagnóstico de cirurgia em três discos cervicais, tenho pele, vagina e lábios secos além de rosácea. Nào sei que médico recorrer, isso me deixa confusa. O oftalmologista disse que a blefarite, na grande maioria das vezes é de origem alérgica. Por coincidência andei tomando um remédio para osso de nome protus 2, cuja substância, renalato de estrôncio, pode dar inflamação na conjuntiva, parei de usar. Fiquei um mês sem ter mas volou. Fui numa dermatologista e ela acha que pode ser a síndrome de jogren (não sei escreve esse nomer). A minha aflição está em saber a quem recorrer. Só sei que já fiz várias vezes exames e nunca acusou nem jogren, nem lupos. Você poderia me orientar?
    Grara pela atenção
    Elaine

  • Prezado Dr.

    Fui diagnosticada com blefarite há dois anos. Com higiene, passei mais ou menos três anos tendo esporadicamente, mas controlando. Só que voltou e parece não querer largar. Recentemente fiz yag na vista direita e passei a usar restasis pois tenho vista um tanto seca, ainda estou em tratamento.
    Acompanhada desses desagradavel sintomas, tenho artrose com diagnóstico de cirurgia em três discos cervicais, tenho pele, vagina e lábios secos além de rosácea. Nào sei que médico recorrer, isso me deixa confusa. O oftalmologista disse que a blefarite, na grande maioria das vezes é de origem alérgica. Por coincidência andei tomando um remédio para osso de nome protus 2, cuja substância, renalato de estrôncio, pode dar inflamação na conjuntiva, parei de usar. Fiquei um mês sem ter mas volou. Fui numa dermatologista e ela acha que pode ser a síndrome de jogren (não sei escreve esse nomer). A minha aflição está em saber a quem recorrer. Só sei que já fiz várias vezes exames e nunca acusou nem jogren, nem lupos. Você poderia me orientar?
    Grata pela atenção
    Elaine

    • Prezada Elaine,
      A Síndrome de Sjögren recebe o nome do oftalmologista que a descreveu pela primeira vez, porém o olho é apenas um dos órgãos afetados e essa síndrome pode ser sim responsável pelos sintomas que você descreveu. Parece que você realiza bem a parte oftalmológica de seu tratamento.
      Porém respondendo a sua pergunta, por se tratar de uma doença auto-imune (seu próprio corpo ataca células dele mesmo, no caso glândulas, salivares, lacrimais, etc.) imaginamos que seria de bom uso que além do oftalmologista e dermatologista, agendasse uma consulta com um reumatologista.
      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr. Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

  • eu qeria saber tbm tipo de um tempo pra ca começo de dar terçol mais e so isso .. ja me deu umas 3 vezes to tendo a quarta gostaria de saber se isso e blefarite ou nao ou se e so o ar seco

    • Vinícius,
      O hordéolo (terçol) é uma infecção das glândulas presentes na pálpebra. O fato de você ter essa recorrência tão alta talvez seja por uma predisposição, algo que facilita essas infecções. Uma das principais causas é a meibomite, que é o excesso de produção de secreção gordura pela pálpebra. Precisa começar a fazer um tratamento para melhorar os fatores locais que predispõe a essas infecções. Sugerimos você passar em consulta pois muitas vezes há necessidade de tratamento com antibióticos.
      Agradecemos pelo contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br

  • Descobri em junho/12 que meu filho de 13 anos tem blefarite. O caso dele chegou a apresentar uma úlcera marginal, fizemos o tratamento direitinho no oftalmologista, ele passou em consulta com um dermatologista também, porém dia 09/09, voltou o problema. Ocorreu um pouco mais fraco, não chegou a úlcera. A minha preocupação é a frequência. Gostei muito das dicas do blog.

    Atenciosamente,

    Luciani

    • Olá Luciani,
      A disciplina do paciente é essencial para a melhora da qualidade vida. Por ser uma doença crônica é muito importante o acompanhamento periódico com um oftalmologista.

      Agradecemos a visita em nosso blog. Volte sempre.
      Equipe Lotten Eyes.

  • depois qfis a correcao das palpebras,notei q meus olhos ardian e cossavao muito tambem sentia desconforto com a luz forte ,passei a uzar oculos de sol ate dentro de casa, pois os medicos dizian q estava tudo bem com meusolhos. ate entrar em contato com a Equipe Lotten Eyes fiquei sabendo q
    meu caso so pode ser blefarite .Vou seguir o tratamento conforme indicado,e espero finalmente obter
    melhoras ja q êcronica e nao tem cura.
    muito obrigada
    adelina e martin.

    • Olá Adelina,

      Hoje em dia existem diversos tratamentos para blefarite, por isso além de manter os cuidados de higiene, é importante passar por um acompanhamento periódico com um oftalmologista.

      Se possível agende uma consulta para avaliação do seu caso específico e o melhor tratamento para você.

      Agradecemos pelo contato.
      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • Olá, tenho uma pergunta!

    Meu olho direito a uns tempos pra cá, mais ou menos 3 anos, está ficando sempre vermelho. Quando o ambiente está quente e seco, o olho fica com um vermelho mais intenso.
    Usando aquele colírio Moura Brasil, o olho fica normal por um período de 2 horas, após isso, o olho volta a ficar vermelho novamente.
    Já fui no oftalmo e só me indicaram colírios para lubrificar o olho, porém de nada adiantou!

    Isso que ocorre comigo pode ser blefarite?

    Obrigado!

    Danilo

    • Olá Danilo,

      Infelizmente sem avaliá-lo pessoalmente não é possível saber a razão da irritação nos seus olhos. Mesmo assim alguns hábitos que podem melhorar os sintomas são o uso de lágrimas artificiais (existem diversas marcas em qualquer farmácia e não necessitam de prescrição médica), e a higiene palpebral com shampoo neutro e água morna todos os dias durante o banho.
      Para que possamos ajudá-lo melhor, procure uma de nossas unidades e agende uma consulta. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Olá.
    Faz quatro anos que descobri que tenho blefarite. Já passei por um processo cirúgico para remoção de calázio no olho esquerdo. Faço higiene diariamente, mas às vezes por excesso de cansaço, faço uma vez por dia. Meu olho esquerdo, somente ele, está doendo e principalmente a área da pálpebra de baixo e parte do rosto(um pouco acima da bochecha) está inchando com uma certa frequencia. Isso me afeta por causa da dor e desconforto que sinto e minha auto-estima está baixa, porque tenho de sair de casa. Durante o dia uso óculos escuros mas à noite não dá. Por que e o que está causando este inchaço ? É recomendável eu ir ao oftalmologista?
    Desde já agradeço.

    • Olá Liziane,

      Primeiramente agradecemos pelo contato.
      Sugerimos uma avaliação com seu oftalmologista sim e um acompanhamento adequado do caso. Se achar conveniente, agende uma consulta em uma de nossas unidades. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Equipe Lotten Eyes.

  • Há uns 10 anos tenho a blefarite,tem dias que penso que não vou dá conta. Por favor ,quem souber de algo que posso usar além do que todos já falaram . Agradeço muito.

    • Olá Maria Alice,

      O tratamento da blefarite costuma demorar para apresentar resultados e só persiste enquanto mantivermos os cuidados. Por isso, a disciplina e paciência do paciente é essencial para a melhora da qualidade vida. E por ser uma doença crônica, é muito importante também o acompanhamento periódico com um oftalmologista.

      Agradecemos a visita em nosso blog.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Faz um ano que corro com minha filha de 2 anos para tratar da incidência constante de hordéolos. Nos ùltimos 15 dias venho tratando uma úlcera. Até agora não tinha entendido tão bem o problema, e já passei por 7 médicos, fora as idas na emergência do Banco de Olhos de Porto Alegre.
    Parabéns e muito obrigada por dividir seus conhecimentos.

    • Olá Ana Paula,

      Agradecemos a vista em nosso Portal dos Olhos. A sua satisfação é a nossa maior recompensa.

      Estimamos melhoras e se precisar, estaremos à disposição.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Eu ainda nao sei se o que tenho eh Blefamite, mas apresento todos os sintomas…comecou a um mes atras e eu acreditei que fosse uma conjutivite…meus olhos melhoraram mas os sintomas persistiram por mais tempo que persistiriam em uma suposta conjutivite. Eh super chato…eu ainda tenho que procurar um oftalmo para saber se esse eh mesmo o diagnostico…mas esse eh meu quadro sintomatico…. O que me intriga eh que nao sei de onde veio isso!!!!Tenho 31 anos, e pela primeira vez tenho essa manifestacao nos olhos… nao sei se por disfuncao de glandulas ou o que…. espero nao ter um diagnostico muito ruim =(

    • Olá Andrezza,

      Somente com a descrição não temos como avaliar e dar qualquer diagnóstico ou conduta. Sugerimos que agende uma consulta oftalmológica completa. E se caso desejar, agende uma consulta em uma de nossas unidades. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Olá, gostaria de saber se a Blefarite causa “caspa” nos cílios… é verdade isso? Não seria uma verruga? Abraços.

    • Olá Jenn,

      O embranquecimento dos cílios chama-se poliose, pode sim estar ligado à blefarite, porém existem outras alterações no organismo que podem levar ao mesmo sintoma. Para descobrir a razão dos seus cílios estarem embranquecendo é necessário que agende uma consulta com um oftalmologista.

      Se caso desejar, agende uma consulta em uma de nossos unidades http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Bem eu acho que eu estou com Blefarite , pq de manha quando eu acordo . nos meus olhos ficam varios farelinhos .. e começa a coçar ja ta meio inflamado. eu passo pano preto . molhado . chega vem um monte de farelinhos .. essa doença er seria.?? precisa de um oftamologista ? Preciso mt da sua ajuda.. Bjos..

    • Infelizmente sem avaliá-la pessoalmente não é possível saber a razão da irritação nos seus olhos. Mesmo assim alguns hábitos que podem melhorar os sintomas são o uso de lágrimas artificiais (existem diversas marcas em qualquer farmácia e não necessitam de prescrição médica), e a higiene palpebral com shampoo neutro e água morna todos os dias durante o banho.

      Para que possamos ajudá-la melhor, procure uma de nossas unidades e agende uma consulta. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Olá, tenho as pálpebras muito vermelhas, irritadas, secas e normalmente com “casquinhas” e a esfolar, sinto desconforto e ardor. Isto têm se passado à cerca de uma semana e estou preocupada e vim pesquisar o que poderia ser. Não sei o que fazer, pode me ajudar ? Desde já obrigada.

    • Prezada Angélica

      Obrigado pelo contato. Sugiro seguir as orientações que estão no texto sobre blefarite. Caso não sinta melhora procure um oftalmologista. Você pode agendar uma consulta em uma das unidades da Lotten Eyes que ficar mais perto de você: http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr. Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

  • Tenho blefarite, uso Blefagel 2 x ao dia e lubrificante oftalmico Systane 2 x por dia. Minha pergunta: Posso usar o Systane indefinidamente? Desde já agradeço…Pela prfimeira vez me deparo com o site, não tem como repetir.

    • Prezada Luiza

      Obrigado pelo contato. Pare o uso do colírio caso descubra ter intolerância a algum componente da formulação ou passe a apresentar dor ou hiperemia após a instilação ou se tiver hiperemia que persista por mais de 72 horas.

      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr. Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

  • Olá boa tarde, gostaria de saber exemplos de blafarite e conjuntivite relacionada ao trabalho.

    • Prezada Wilsa

      Obrigado pelo contato. A que tipo de trabalho você se refere?

      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr. Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

  • conteudo de forma simples e bastante esclarecedor.parabéns me ajudou bastante.

    • Olá Ritinha, agradecemos a visita em nosso Portal. Ficamos gratos pelos elogios e contentes por saber que o nosso conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e te ajudado. Continue nos acompanhando e, se quiser, colabore conosco enviando sugestões de tema.
      Grande abraço.
      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br

  • excelente.obrigada

  • oi, tenho um poblema nos olhos e os medicos nao descobrem, os sintomas sao bem parecidos com esse befarite, mais os meus olhos ficam quase todos os dia muito vermelhos, e pioram quando como coisas engorduradas, o oftalmo disse que tenho alergia a gordura e possou somente um colirio “claroft” para eu usar , mais sera que nao tem cura? por favor me ajude

    • Prezada Eliane,

      Obrigado pelo contado! Infelizmente sem examiná-la é impossível saber o que está acontecendo com seus olhos. Sugiro que siga as recomendações de seu oftalmologista e se desejar procura uma segunda opinião.

      Atenciosamente,

      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr. Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

-