Neurite Óptica: saiba o que é e qual o tratamento adequado

ago 29, 2011 por Lotten Eyes    17 Comentários    Postado em: Neurite Óptica

Neurite óptica (NO) é uma inflamação do nervo óptico que leva à diminuição – geralmente temporária – da visão. Muitos casos dessa doença estão associados ao aparecimento de outra, a Esclerose Múltipla. Porém, ela também pode ocorrer isoladamente. Nos casos onde há associação com Esclerose Múltipla, comumente a NO é a primeira manifestação dessa doença. Ocasionalmente, a NO pode ocorrer também após infecções envolvendo a órbita, os seios paranasais, ou infecções virais sistêmicas.

Sua incidência é maior em brancos do que em negros, além de afetar duas vezes mais mulheres do que homens. Geralmente aparece a primeira vez em adultos jovens, dos 20 aos 45 anos de idade. Há ainda casos em que afetam crianças – esses casos raramente progridem para Esclerose Múltipla. Estima-se que 75% das mulheres e 35% dos homens que apresentam o primeiro episódio de NO vão apresentar Esclerose Múltipla no futuro.

Pacientes com NO têm uma rápida perda da acuidade visual em um olho, e raramente nos dois olhos ao mesmo tempo. A queda visual pode ser discreta, em apenas uma parte do campo visual, ou até ocorrer a perda total da visão. Geralmente, a diminuição da visão está associada a uma dor retro orbitária durante a movimentação ocular e alteração da visão de cores. Também pode ocorrer queda de visão devido ao calor ou atividade física.

O diagnóstico da Neurite Óptica é realizado através do exame físico feito por um oftalmologista, exames laboratoriais,Campimetria VisualPotencial Evocado VisualRessonância Nuclear Magnética, que é também um instrumento importante para avaliar a existência ou a chance de se desenvolver Esclerose Múltipla.

Apesar de todos os estudos sobre esta doença, seu tratamento é atualmente controverso. Desse modo, desde a simples observação sem medicação, até a internação e o uso de medicação intravenosa podem ser o tratamento correto. A gravidade e o tempo de aparecimento dos sintomas vão direcionar o tratamento mais adequado. A melhora da visão é comumente gradual ao longo de algumas semanas. Porém, pode haver déficit residual, principalmente na visão de cores e de contraste, independente do tratamento escolhido.

O acompanhamento precoce e conjunto entre um oftalmologista e um neurologista é o mais indicado para prevenir ou amenizar as sequelas e a conversão para Esclerose Múltipla, tendo em vista preservar a qualidade de vida do paciente.

Dr. Hallim Feres Neto – Médico Oftalmologista

17 Comentários Comentar

  • tenhu uma amiga q teve neurite optica a dois anos , e estava lendu sobre tudo o q pode vim a causar, gostaria de obter maiores informacoes , afinal queru mtu ajuda la e nam sei como.
    entam conto cm a ajuda de pessos especializadas como vcs.
    Desde ja agradecu a atencao de cada um .
    muito obrigado e q Deus abencoe desde ja cada um de vcs..
    grata pela atencao

    • Prezada Gicelle,
      Primeiramente agradecemos o contato.
      Usualmente os casos de neurite óptica melhoram nas primeiras doze semanas e depois estabilizam. O tratamento – quando necessário – deve ser feito intra hospitalar e no início da manifestação dos sintomas.
      Sugerimos uma avaliação com um oftalmologista.

      Se a sua amiga achar conveniente, agende uma consulta em uma de nossas unidades. Estaremos à disposição.

      Volte sempre!
      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br

  • Agradeço pelas informações sobre esta enfermidade. Eu não sabia, assim como não tenho quase nenhum conhecimento sobe esclerose múltipla. Muito obrigada!

  • boa tarde! meu nome é GERSON e tenho palidez no nervo optico ocacionado por uma infecsão.MENIGITE por TURBECULOSE,ISSO.Isso pode provocar uma neurite optica?grato abrigado.

    • Gerson, vários tipos de meningite podem afetar o nervo optico, ocasionando uma neurite com dano permanente para a visão.

      Att, Dra. Ruth Rosenhek Schor

  • Oi minha mãe descobriu q tem neoriti óptica apouco tempo e perdeu quase toda a visão de um dos olhos, a chance dela perder a visão do outro olho existe e se existe éssa chance é grande???
    E quero saber tbm se ela tem chances de voltar a enxergar novamente e qual o tratamento mais adequado p q isso aconteça!!!
    Obrigado.
    Aguardo respostas no meu email

    • Prezada Jussara,

      Usualmente os casos de neurite óptica melhoram nas primeiras doze semanas e depois estabilizam. O tratamento – quando necessário – deve ser feito intra hospitalar e no início da manifestação dos sintomas. As vezes infelizmente tudo o que podemos fazer é aguardar.
      Sugerimos uma avaliação com um neuroftalmologista, e posteriormente com o clínico para avaliação do quadro geral e pesquisa de fatores de risco.
      Em pessoas sem fatores de risco associados, a chance de acometimento do outro olho é a mesma chance de acontecer na população geral.

      Agradecemos o contato.
      Volte sempre!

      Equipe Lotten Eyes.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • Boa Tarde , obrigada pelas informações. Tenho uma criança de tres anos que dormiu boa, e acordou cega. foi internada por uma semana , e agora estão avaliando , pois voltou enxergar pouco, melhor de longe. de perto pouco. o médico pediu um exmae potencial visual evocado. Faz pelo sus, ou em Clinicas em Mato Grosso ? Sabe o Endereço ?

    • Prezada Leonor,

      infelizmente não podemos ajudá-la, pois não conhecemos nenhuma clínica em Mato Grosso para indicação.
      Se vier a São Paulo, procure uma de nossas unidades e faça-nos uma visita.

      Agradecemos o contato.
      http://www.lotteneyes.com.br/

  • Muito esclarecedor o texto. O que poderia ser 3 episódios de neurite óptica em 6 meses com 2 testes aguapurina-4 negativa ( sem o uso de corticoide que interfira)para neuromielite. Sendo que esclerose é lenta e progressiva? Obrigada pela atenção.

    • Prezada Solange,
      A neurite pode ser a primeira manifestação da esclerose ou ocorrer na ausência da doença. É interessante avaliar em Ressonância magnética (imagens desmielinizantes encefálicas) e avaliação do líquido céfalo raquidiano encefálico, para tentar co relacionar com achados do exame clínico, para saber se há relação ou não.Talvez um potencial visual evocado possa ajudar na avaliação do grau de comprometimento do nervo.
      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      Dr. Fernando Maia

  • Há 15 anos tive Neurite Óptica nos dois olhos, felizmente não era Esclerose Múltipla. Hj minha visão do olho direito e quase normal, mas a esquerda ficou afetada, enxergo embassado e não consigo ler com o olho esquerdo. Será sempre assim ou posso ter esperança de melhora?

    • Anderson,
      Seria interessante fazer um potencial visual evocado e um campo visual para avaliar a sua perda visual e grau de comprometimento do nervo óptico.
      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      Dr. Fernando Maia

  • faz mais ou menos 3 meses que tive uma dor intensa no olho direito, com dificuldade de olhar principalmente na claridade e quando tapava o olho esquerdo via uma mancha violácea, consultei uma oftalmologista, e apos vários exames foi diagnósticado neurite ótica, estou sendo encaminhada para um neurooftalmologista, tenho esperança de voltar a enxergar como antes, voltarei a comentar, e talvez ajudar alguem, que apresente um sintoma e ache que não é nada.

    • Prezada Maria,
      Agradecemos por partilhar aqui a sua experiência, isso certamente vai ajudar muitas pessoas que passam pelo mesmo problema. Torcemos pela sua recuperação.
      Atenciosamente,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

  • Minha filha com 13 anos teve uma febre e dor no olho esquerdo a socorri chegando lá, os médicos fizeram todos os procedimentos de exames, principalmente, a RM eles constataram que ela esta com neurite óptica e no exame de sangue constatou que ela pegou uma bactéria chamada de toxoplasmose, doença do gato. Tenho este animal mais eu estou lembrada que ela teve catapora e uma delas atingiu o olho esquerdo estou em dúvida, se é a doença do gato ou foi a catapora, me responda por favor?

    • Prezada Adriana,
      Infelizmente não podemos responder a sua pergunta sem examiná-la. Porém em ambas as doenças existe a chance de sequela na visão, mesmo se as doenças forem bem tratadas. Sugerimos, se ainda não o fez, que agende uma consulta com um oftalmologista e no dia da consulta já leve todos estes exames para serem avaliados.
      Agradecemos o contato,
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br
      dr Hallim Féres Neto
      CRM-SP 117.127

-