Oftalmologia pediátrica: cuidados com a visão nas férias escolares

jun 16, 2011 por Lotten Eyes    2 Comentários    Postado em: Hipermetropia, Miopia, Oftalmologia Pediátrica

A chegada das férias escolares é uma ótima oportunidade para realizar um check-up oftalmológico nas crianças, através da oftalmologia pediátrica. Estima-se que de 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentam problemas oculares que podem influenciar o comportamento e o desempenho acadêmico.

Algumas crianças são míopes (pessoa que tem miopia) e costumam se aproximar muito dos objetos para enxergar bem. Elas podem ter dificuldade para ver bem de longe e chegam a evitar brincadeiras ao ar livre. Outras apresentam hipermetropia e podem ficar cansadas, sonolentas e desatentas quando lêem. Quando a criança apresenta o problema em apenas um dos olhos fica ainda mais difícil observar alguma alteração, pois ela tem comportamento absolutamente normal. A maioria das crianças não sabe quando não enxergam bem. Elas acreditam que não enxergar bem de longe ou mais embaçado seja normal.

A detecção e o tratamento precoces de doenças oculares nas crianças são muito importantes não só para evitar o comprometimento visual permanente, já que algumas doenças oculares só têm tratamento na infância, como também evitar atraso no aprendizado e no desenvolvimento da criança.

Além disso, durante as férias é preciso ter alguns cuidados especiais com os olhos das crianças. Por exemplo, na prática de atividades esportivas. É comum que pacientes nos procurem devido a traumas com bolas de paintball, tênis, entre outros esportes que têm riscos menores. Portanto, é importante ressaltar a necessidade de proteger os olhos em determinadas modalidades esportivas. O olho localiza-se em um estojo ósseo (órbita), mas esta não é suficiente para proteção em todas as condições advindas de traumatismos.

É importante, também, ter atenção em outras atividades, como as que utilizam “armas de brinquedo” que possam conter materiais com algum tipo de detrito e que podem invadir as estruturas oculares, mesmo que externas. Cuidado, também, com arame farpado, líquidos de baterias velhas, etc.

2 Comentários Comentar

  • Olá Dr. eu tenhu 14 anos e uso óculos ah 1 ano e alguns meses, faz uns dois Mêses que fiz um outro exame para fazer outras lentes para os meus óculos , mas quando passou dois mêses apos o uso do meu oculos novos eu começei a estranhar que quando vejo algumas letras de longe e um poco de perto vejo meio dupla um pouco e queria saber se issu e normal…, e eu uso mt o computador umas 5 hrs por dia, sei que esse tempo e muito grande e queria saber quanto tempo por dia eu posso ficar,

    Meus Graus do primeiro exame:
    Olho esferico cilindrico eixo
    Dir. -0.75 -0.25 10º
    esq. -0.50 -0.25 160º

    grau do segundo exame

    Olho esferico cilindrico eixo
    dir. -1.50 -0.25 7º
    esq -1.00 -0.50 173º

    e queria dizer tbm que meu pai tbm tem miopia, e sei que talvez seja hereditario esse problema, e queria tbm perguntar quanto custa normalmente as cirurgias de laser para arruma a miopia. mt obrigado espero que responda logo ;-)

    • A visão duplicada pode ser um excesso de acomodação por muito uso de computador ou alteração de grau ou algum desvio ocular que precisa ser melhor investigado em uma consulta. Se você estava bem com os óculos e agora começou a ter visão dupla, o ideal é repetir o exame de grau para ver se não houve nenhuma alteração caso contrário, investigar outros problemas. Quanto ao tempo de uso de computador, não existe um período certo porém existem algumas dicas para dar mais conforto. Existem pessoas que trabalham 8 hs por dia e isso não é contra indicado. O computador não causa doença mas você pode usá-lo de uma maneira mais correta com algumas dicas.
      Quanto ao preço, varia dependendo da técnica e isso pode ser melhor avaliado em uma consulta, porém cirurgia a laser só depois dos 21 anos.

      Atenciosamente,
      Dra. Fabiana Maragon
      CRM:87.922

-