Glaucoma: saiba o que é e os principais tipos de tratamento

jul 19, 2011 por Lotten Eyes    15 Comentários    Postado em: Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro.  Se não for tratada, a doença pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

O objetivo de qualquer tratamento para o glaucoma é reduzir ou estabilizar a pressão intra-ocular. Quando este objetivo é atingido, o dano as estruturas oculares, principalmente o nervo óptico, pode ser prevenido.

A maioria dos casos de glaucoma pode ser tratada clinicamente com colírios. Alguns pacientes podem necessitar de cirurgia ou laser para reduzir a sua pressão para níveis mais baixos.

Todos os procedimentos cirúrgicos para glaucoma tem como objetivo diminuir a produção do humor aquoso  (Fluido intra-ocular que nutre a parte anterior do olho) e/ou aumentar o fluxo de drenagem do mesmo.

Um deles é a trabeculoplastia, que é um procedimento realizado com laser e tem como objetivo facilitar o escoamento do humor aquoso. Pequenos furos são criados no ângulo de drenagem. Pode ser considerada como um tratamento primário nos pacientes que apresentam dificuldade na aderência ao tratamento com colírios.

Outro procedimento a laser é a iridotomia, que tem como objetivo criar uma comunicação entre o humor aquoso que fica atrás da íris (na câmara posterior) e o anterior a mesma. Com isso, evita o fechamento do ângulo de drenagem em olhos com ângulo estreito. Se uma iridotomia é realizada antes de ocorrer qualquer bloqueio do dreno com a íris, o paciente fica protegido de ter uma crise de glaucoma agudo. Ocasionalmente, será necessária medicação ou outro procedimento. Como podem ocorrer mais tarde na vida outros tipos de glaucoma além do glaucoma de ângulo fechado, continuam a ser necessários exames periódicos do olho.

A cirurgia convencional chamada de trabeculectomia cria um pequeno buraco de drenagem para escoamento do humor aquoso na esclera (parte branca do olho). Na maioria dos casos, a cirurgia é feita sob anestesia local.

Embora a taxa de sucesso da trabeculectomia seja alta, algumas vezes um único procedimento não é capaz de evitar a progressão da doença. Outra cirurgia e/ou tratamento com colírios podem ser necessários.

Em algumas condições, tais como olhos que não respondem a trabeculectomia e/ou medicação tópica, glaucoma neovascular, glaucoma pós transplante de córnea, pos-uveite, entre outros, a cirurgia de implante de válvula de drenagem (tubo) é indicada.

Em casos extremos, onde não houve sucesso com outros procedimentos, pode ser realizada a ciclofotocoagulação. Um laser de diodo é aplicado no corpo ciliar (estrutura responsável pela produção do humor aquoso) para cauterizá-lo e destruir parte do seu tecido. A quantidade de redução na produção aquosa é proporcional à quantidade do corpo ciliar destruído pelo laser.

E no futuro, o que esperar? Muitos novos procedimentos, tem sido desenvolvidos para melhorar a taxa de sucesso da cirurgia para glaucoma e reduzir as complicações associadas a cirurgia convencional. Alguns deles são: Ex-Press mini-shunt, trabectome,canaloplastia, esclerectomia profunda não penetrante. Embora cada uma destas técnicas tem vantagens potenciais, não há dados suficientes para apoiar a eficácia a longo prazo. Mais estudos serão necessários para comprovar sua superioridade em relação aos procedimentos atualmente realizados.

Ruth Rosenhek Schor

Médica Oftalmologista

15 Comentários Comentar

  • Na realidade eu, apesar de ter sido operado nas duas vistas com sucesso para evitar as consequencias do Glaucoma, não sabia que exitem várias cirurgias alternativas para vários tipos de glaucoma.
    Dra. Ruth, gostaria para meu conhecimento e curiosidade de saber exatamente que tipo de solução cirurgica foi utilizada nas minhas duas cirurgias.Estou muito satisfeito com o resultado obtido, principalmente na cirurgia executada pela Dr.Ruth em minha vista direita.

    Um abraço,

    Fausto Pardini

    • Prezado Fausto,

      O procedimento cirurgico realizado em ambos os olhos foi a trabeculectomia com mitomicina (anti-metabolito que aumenta a taxa de sucesso da cirurgia).

      Atenciosamente,

      Dra. Ruth Rosenhek Schor

  • Moro em Uberlândia/Mg e tem 20 anos que trato de glaucoma com colirios, atualmente estou usando Azorga 2 x ao dia e Xalacom uma x ao dia, e a pressão tem estado em 18.Nos examoes de campo visual tem tido uma perda, não grande, mas tem tido, nos dois olhos. tenho apresentado uma alergia a todos colirios que uso, os olhos ficam vermelhos por fora e escamam, pq sou muito alergica, e o medico me recomendou a cirugia, estou um pouco aflita, mas acho que terei que fazer, se puderem me orientar, por favor, me ajudem, elainenissi@yahoo.com.br . Obrigada.

    • Boa tarde Elaine, se o seu médico oftalmologista disse que você deverá fazer a cirurgia, é muito provável que essa seja a opção mais correta.

      Tudo indica será preciso sim. Mas se você estiver com medo, querendo ouvir uma segunda opinião, nossa recomendação é que você procure um de nossos oftalmolgistas para um diagnóstico mais detalhado, assim ele poderá tirar melhor todas as suas dúvidas.

      Já conhece a nossa Clínica Oftalmológica?
      Clique aqui para acessar o nosso site http://www.lotteneyes.com.br

      Você poderá entrar em contato com a Central Lotten Eyes para ter maiores informações ou realizar o agendamento da sua consulta online.

      Esperamos ter te ajudado.

      Equipe Lotten Eyes

  • Boa tarde! Minha filha foi diagnosticada com glaucoma ao nascer. Hj ela tem 7 aninhos. Faz tratamento com colirios: azopt, lumigan e nyolol gel. Só que eu queria esclarecer uma dúvida. O médico dela receitou um óculos para ela só que eu não entendi pq o exame foi feito através de um cáculo e não da maneira que é feita em mim por exemplo. Como posso ter a certeza q esse calculo esta certo? Como ele pd ter a certeza que o resultado desse calculo é exatamente o grau que minha filha precisará usar?

    • Prezada Sharlene,

      O exame para verificação do erro refratométrico (“exame de grau”) pode ser feito mais de uma maneira. Depende tanto da experiência do médico quanto do estado físico e emocional. O médico pode se basear em outros fatores além do exame subjetivo (aquele em que o paciente responde se a lente está melhor ou pior) para chegar ao óculos mais indicado para cada paciente. Sugerimos que se possível pergunte ao médico que a examinou a razão de ter escolhido esse método para prescrever a lente de sua filha. A relação médico-paciente deve ser baseada na confiança, portanto pergunte ao seu médico tudo que tiver dúvida.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Boa noite Dra. Ruth preciso de ajuda para meu pai, pois, ele sofreu um acidente no olho direito ha dois anos e o perdeu fez a cirurgia e retirou-o, até ai foi tudo bem, mas agora o esquerdo que ficou ta apresentando glaucoma e pressao alta. A medica que cuida desse problema dele disse que nao tem cura nem cirurgia que de jeito, ele usa o colirio Azorga uma gota duas vezes ao dia esta realizando exames e sendo acompanhado. quero saber o que devemos fazer pra melhorar isso. obrigado!!

    • Prezado Junior, O Glaucoma (do mesmo modo que a Diabetes ou a hipertensão arteria sistemica) não apresenta cura, porém é possivel controlá-lo, evitando assim a sua progressão. O tratamento pode ser clinico e/ou cirurgico (laser ou cirurgia convencional) e dependerá caso a caso. O importante é realizar o acompanhamento constante com avaliação do oftalmologista e exames complementares e assim evitar a progressão da doença.

      Att, Dra. Ruth Rosenhek Schor

      • Obrigado Dr. Ruth, mais a senhora, acha que no caso dele uma cirurgia poderá ajudar a diminuir a pressão ou até mesmo evitar a perda da visao? Pois ele ja está perdendo de pouco a pouco. se em sua clinica tiver mais recurso para isso me responda por favor quem sabe levarei meu pai ai. obrigado!!

  • Boa noite Dra. Ruth preciso de ajuda para meu pai, ele tem 86 anos e sofreu um acidente no olho direito ha dois anos e o perdeu fez a cirurgia e retirou-o, até ai foi tudo bem, mas agora o esquerdo que ficou ta apresentando glaucoma e pressao alta. A medica que cuida desse problema dele disse que nao tem cura nem cirurgia que de jeito, ele usa o colirio Azorga uma gota duas vezes ao dia esta realizando exames e sendo acompanhado. quero saber o que devemos fazer pra melhorar isso. obrigado!!

    • Prezado Junior,

      Somente com a descrição não temos como avaliar e dar qualquer diagnóstico ou conduta. Tratamentos mais complexos requerem acompanhamento médico periódico e por isso sugerimos que agende uma consulta em uma de nossas unidades se achar conveniente. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Boa noite, Dra. Ruth.
    Gostei do artigo sobre Glaucoma e da atenção dada aos comentários respectivos.
    Quero apenas agradecer a Deus, por seu senso de hamindade e dedicação incomuns em pessoas com a sua formação. A maioria dos médicos sentem-se incomodados com perguntas dos seus pacientes. Entendem que o enfermo merece apenas receber atendimento técnico, Mas felizmente, alguns, como a senhora, aliam habilidade profissional e valorização do ser humano. Parabens pelo senso de missão em favor dos que sofrem. Deus lhe conceda bênçãos contínuas e grandiosas.

    • Olá Ademir,

      Em nome da Dra. Ruth agradecemos as belas palavras e também aos elogios.

      Seja sempre bem vindo em nosso Portal.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Olá Doutora
    Sou paciente de Glaucoma com alto miopia, já fiz uso de colirios como corzopt, travamed, alfagan z, além de varios outro… fiz a cirurgia e agulhada em cada olho, o inicio deu certo mais voltou tudo, hoje o Médico não me indica nenhum procedimento cirurgico, e continuo perdendo visão… não tenho mais o que fazer?

    • Prezada Célia,

      O tratamento do glaucoma tem como objetivo preservar o seu campo de visão e sua acuidade visual. Para que isso ocorra o tratamento proposto tem o objetivo deixa-la com uma pressão intra-ocular baixa (pressão alvo), que é individualizada para cada caso. No seu caso, é necessário saber se a pressão-alvo foi atingida com o tratamento proposto. Somente realizando uma consulta oftalmológica, será possível verificar se existe alternativas para você. Você pode agendar uma consulta na Lotten Eyes pelo site http://www.lotteneyes.com.br/# em alguma das nossas unidades.

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.
      Dra. Ruth Rosenhek Schor

-