Dia Mundial de Combate ao Câncer: atenção aos tumores oculares

abr 28, 2017 por Lotten Eyes    Sem Comentários    Postado em: De olho na saúde

O câncer ocular é uma doença rara mas que exige atenção já que se manifesta de maneira silenciosa e tem desfecho ruim caso seja diagnosticado em fases avançadas. Os tipos mais conhecidos e frequentes são o melanoma de coróide e a retinoblastoma.

O melanoma de coróide é o tumor primário intraocular mais comum entre os adultos e geralmente incide homens e mulheres entre os 45 e 60 anos de idade. Na maioria das vezes seu inicío não apresenta sintomas que  só se apresentam quando o tumor já alcançou tamanho considerável para manifestar alterações visuais. Entre os sintomas causados em estágio avançados podemos citar: problemas para enxergar, manchas na visão e no olho, crescimento de um ponto escuro na íris, alteração no tamanho ou forma da pupila, entre outros. Por isso, o exame regular com médico oftalmologista é fundamental para a detecção precoce e tratamento mais efetivo.

Já a retinoblastoma é o tumor intraocular mais frequente na infância. Pode  se manifestar desde o nascimento até os 5 anos de idade. Na grande maioria dos casos não apresenta causas conhecidas e é caracterizado pelo desenvolvimento anormal da retina na infância.  Cerca de 10% dos casos ocorrem por hereditariedade, ou seja, na maioria dos casos não temos história na família. Seus principais sintomas são a alteração do reflexo do olho (“reflexo do olho de gato”) e o desvio do olhar (estrabismo).

Tumores oculares são doenças que podem levar a perda total da visão, do olhor e tem risco de metástases. Por isso, quanto antes diagnosticadas tem mais chances de cura. A melhor maneira de prevenir o câncer de olho é ficar atento aos sinais e sintomas de que há algo errado com a visão e consultar um oftalmologista periodicamente – pelo menos uma vez ao ano. Assim você evita uma série de problemas oculares e aumenta muito as chances de cura caso descubra algum tipo de tumor nos olhos.

Quer saber como está a sua visão? A Lotten Eyes têm clínicas espalhadas por toda grande São Paulo. Acesse, encontre a mais próxima de você e agende uma consulta:http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

A saúde dos seus olhos merece o melhor cuidado!

Referencia: Iatrogenias e Manifestação ocular de doenças sistêmicas, Oncologia Ocular – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Revisão: Dr Diego Monteiro Verginassi

-