Catarata: lentes e suas tecnologias

out 31, 2011 por Lotten Eyes    4 Comentários    Postado em: Catarata

A catarata caracteriza-se como um quadro no qual o cristalino natural torna-se opaco, prejudicando a qualidade da imagem que é transmitida ao interior dos olhos.

Diante desta condição, este cristalino deve ser removido e substituído por um cristalino artificial que é a lente intra-ocular.

No momento em que ocorre a remoção cirúrgica do cristalino a sua substituição é feita por este implante e na dependência de suas características poderão ter melhores ou piores resultados em relação à multifocalidade. Isto significa dizer que pelas tecnologias atuais existem alternativas que podem ajudar o paciente a ter visão útil tanto para longe quanto para perto. Neste sentido, as lentes são classificadas como de dois tipos: as monofocais e as multifocais.

As lentes monofocais ofertam visão que traz nitidez para uma distancia fixa. As lentes multifocais pelas características de sua construção trazem a possibilidade que esta nitidez seja melhor em diferentes distancias. Evidentemente que cada caso é um caso, sendo que hoje existem alternativas de misturarem-se os dois tipos de lentes e o fato é que tudo visa maior conforto por parte do paciente.

Recomendo que o paciente sempre converse longamente com seu médico oftalmologista e tirem sempre todas as dúvidas para que possa entender não somente os ganhos, mas principalmente as limitações destas lentes intra-oculares.

Abraços,

Claudio Luiz Lottenberg
CRM-SP: 49.892

4 Comentários Comentar

  • Prezado Dr. Claudio Lottenberg,

    Agradeço sinceramente pelas informações sobre catarata. Uma tia de mais de 80 anos submeteu-se a uma cirurgia de catarata, mas não houve bons resultados. O Sr. aconselharia, como em outros artigos, que façamos consultas periódicas, portanto, creio que foi um pouco tarde para ela. Não sei os procedimentos. E esta Sra. foi a única pessoa da família a submeter-se a uma cirurgia oftalmológica.
    Em uma consulta anual, podemos detectar alguma possibilidade de virmos a ter catarata?

    Agradeço, antecipadamente,
    Célia Leal da Costa

    • Prezada Celia,

      Primeiramente nos desculpe pela demora em respondê-la.
      Somente em um exame mais de perto é que o oftalmologista pode detectar os sintomas da catarata. Em consultas anuais já é possível detectar o início da catarata. Mas uma vez detectada deve-se ter um acompanhamento mais de perto.
      Estamos a disposição para avaliá-la em uma de nossas unidades se assim desejar. http://www.lotteneyes.com.br/unidades/

      Agradecemos o contato.
      Equipe Lotten Eyes.

  • Dr. Claudio, Tenho miopia há 40 anos, meu grau é de 9,5 em cada olho. Em uma consulta foi diagnósticado que tenho catarata de nascimento. O que seria recomendado realizar a cirurgia de catarata com lentes intra-oculares flexíveis ou para miopia à laser devido a catarata ser de nascimento?
    Qual o procedimento para os dois casos?

    • Prezada Rosemeire,

      Seu caso tem que ser avaliado, pois não sabemos o quanto esta catarata interfere em sua visão, mas habitualmente olhos com catarata não são submetidos a cirurgia refrativa.

      Agradecemos o contato,
      Dr. Claudio Lottenberg
      Equipe Lotten Eyes
      http://www.lotteneyes.com.br

-